Subscreva:

Pages

domingo, outubro 16

Um Nome



Moshav (em hebraico, מושב; translit. moshav; plural: moshavim, "assentamento, vila") é um tipo de comunidade rural cooperativa israelense que combina fazendas geridas privadamente e coletivização de serviços, como a comercialização de produtos e algumas vezes indústria leve. Semelhante ao kibutz, esta modalidade de assentamento foi introduzida pelo Sionismo trabalhista durante a segunda onda de imigração judaica, no início do século XX.
A terra dos moshav pertence ao Estado ou ao Fundo Nacional Judeu. Os primeiros moshavim bem sucedidos foram organizados nos anos 1920. Novos imigrantes foram encaminhados e esses assentamentos nos primeiros anos do Estado de Israel.
Um residente ou membro de um moshav chama-se moshavnik (em hebraico, מוֹשַׁבְנִיק).

Os moshavim são similares aos kibbutzim, no que tange à ênfase sobre o trabalho comunitário. Os kibbutzim são comunidades coletivistas e foram concebidos como parte do programa sionista de construção do Estado, a partir do modelo Yushuv de assentamento judeu existente desde o século XIX até a época do Mandato Britânico da Palestina.
Mas, contrariamente aos kibbutzim, que são fazendas coletivas, no moshav as fazendas tendiam a ser de propriedade individual e de um tamanho fixo e igual. O trabalho e os recursos naturais nas propriedades agrícolas podiam ser individualizados ou compartilhados e os trabalhadores usavam para si próprios os lucros e os alimentos produzidos. Os Moshavim são governados por um conselho eleito - Va'ad.

Por Wikipedia
Foto: Jerusalém Shots

1 comentários:

Sonia Rosinik disse...

Gosto muito do nome Moshav, soa bem.

Procurei muitas vezes o seu blog menino! Que bom que voltou a escrever, não pare mais.

Beijinhos.