Subscreva:

Pages

segunda-feira, outubro 24

Cumplicidades



Depois de uma hora e meia ao telefone percebi que não vira o tempo passar.
Uma chamada para apenas acertar o envio de alguns documentos, acabou se transformando em uma longa conversa sobre nossos dias e vidas. Uma boa oportunidade de voltar a ouvir suas opiniões sobre meus projetos e planos, fazer do meu avô um oportuno conselheiro. Eu não podia deixar a oportunidade escapar, porém, lembrei dos fusos horários, de seus hábitos noturnos e encaminhei as despedidas. Ele sorriu e brincou que deveríamos ter outra conversa de Budapest.


Concordei, a idéia me parecia atraente. Nos despedimos e fui para a cama, pensando na nossa experiência passada há alguns anos atrás...


Era um dia 29 de dezembro. Inverno duro e no meio daquela manhã toda a preguiça e todo sono do mundo estavam instalados em meus poros. Mesmo assim, não me neguei a cumprir uma promessa feita há muito tempo e então seguimos caminhado sob um céu opaco, diferente e único, em direção à Pest. Cruzamos o famoso rio Danúbio que eu nunca vi azul e que foi cenário de uma das conversas mais interessantes que já tive na vida.


Caminhamos lado a lado a maior parte do tempo, com a desculpa de espantar o frio, metia o meu braço cruzado ao do meu avô e assim, ouvi histórias tantas vezes contadas. Histórias que eu sabia exatamente as artimanhas do meu avô para fazê-las interessantes. Cada pausa, cada suspiro, cada movimento de corpo... Gestos meticulosamente estudados para permitir que eu fizesse uma pergunta, adiantasse uma frase, participasse da narrativa. Só que dessa vez, ele me apontava cada rua, cada marco, cada praça das histórias de minha infância.


Depois daquele dia, cada conversa com o meu avô tem sido um exercício agradável de reviver momentos, de reatar nossos laços, de deixar revelar faces, de reafirmar cumplicidades.


Inevitável não sentir-se mais próximo, mais parte de sua vida, sua continuação.


Foto - NatGeo

1 comentários:

Otto disse...

Belissima imagem e belo texto. A gente é mesmo um pouco a continuação dos nossos pais e avós.