Subscreva:

Pages

sábado, novembro 12

Tradições: Casamento no Marrocos III


A Ketubá lida sob a chupá era preparada com antecedência, sendo quase sempre escrita à mão, por um sofer. Na cidade de Tetuan era costume mencionar o nome dos noivos seguidos pelo de seus respectivos pais e avós, além do sobrenome de cada um deles. Em Tânger, era costume guardar o contrato de matrimônio no Bet Din, para evitar que um documento tão importante para a noiva pudesse perder-se. Em virtude da forte influência dos judeus ibéricos sobre os judeus tangerinos, usava-se como medida monetária nas Ketubot a moeda espanhola, a dura fuerte.
Após a cerimônia de casamento na chupá, a noiva sentava-se no talamon, a cadeira nupcial, e era erguida pelos familiares, em passeio pelo recinto, enquanto músicos e cantores entoavam alegres melodias sefarditas. Em seguida, os noivos recebiam os presentes dos convidados, que eram anunciados, um a um, em voz alta. No dia seguinte ao casamento, a mãe da noiva costumava colocar sonhos, mel e leite do lado de fora do quarto do jovem casal, como símbolo dos votos de "que dulce lo vivas", ou seja, que tivessem vida doce como o mel, límpida e rica como o leite.

Os "Sete dias" de alegria

Durante os "sete dias de alegria", ou das Sheva Berachot, que se seguem ao casamento, a cada noite é realizado um jantar especial. No último dia, celebra-se a Seudat ha-Dag, a refeição do peixe, um dos itens obrigatórios do cardápio. Toda a família participa, trazendo seus votos de uma vida de fartura ao novo casal. Ademais, como o peixe também representa a fertilidade, os presentes desejam à noiva: "Que sejas tão fértil quanto os peixes".

No Marrocos, há muitos costumes para marcar a entrada da noiva, pela primeira vez, em sua nova casa. Todos, porém, têm um só propósito: representar os bons augúrios para uma vida próspera e fértil, guiada "por las costumbres y las hadas de los nuestros" e "bendecida por los Sadikim, por Abram Abinu y por El D´os de Israel"...


Bibliografia:
Dobrinsky, Rabi Herbert C.: A Treasury of Sepharadic Laws and Customs, Yeshiva University Press, inc, 1988

Mann, Vivian B, Morocco: Jews and Art in a Muslim Land, Merrell Publishers, Catalogo da exposição do Jewish Museum de New York

Publicado Originalmente em dezembro de 2006 - Morashá

0 comentários: