Subscreva:

Pages

domingo, novembro 6

A Árvore Da Felicidade

A árvore da felicidade é uma planta que está muito ligada a uma tradicional lenda japonesa.  

“Existiu no antigo Japão a lenda de uma árvore mágica que diziam trazer felicidade e realizações a todos que passassem por ela. A pequena Haru morava numa aldeia com sua família e vivia em dificuldades, já ouvira sua avó contar essa lenda, tendo o sonho infantil de encontrar essa árvore. Certa manhã, ela e Anisan, seu irmão, brincavam pelas redondezas quando viram um velhinho sentado em uma pedra e dele se aproximaram. Descobriram que aquele homem vinha de muito longe em busca da Árvore da Felicidade…

Ele porém, contou que temia não alcançá-la, pois o portal para a árvore estava no alto da montanha que dominava a região e ele já percebia que não teria forças para continuar sozinho. Sentidos, os irmãos conversaram entre si e concordaram que precisavam ajudá-lo a alcançar o seu objetivo, não era justo que ele estivesse tão próximo da realização de um desejo e não pudesse alcançá-lo. Começaram então a caminhada. Mesmo tendo um cajado, o velho subiu com dificuldade, e as crianças tiveram que apoiá-lo quase o tempo todo. Chegaram com muito esforço até o topo e lá atravessando o portal, descobriram que tudo parecia mais bonito: o verde era mais verde, as flores mais coloridas, o céu parecia mais azul. Havia pássaros e borboletas que eles nunca haviam imaginado! Após passarem pela floresta, chegaram a uma clareira onde repousava isolada uma simples árvore frondosa, mas Haru soube na hora que era aquela. As crianças correram na frente, abraçando seu tronco e subindo em seus galhos. Observaram porém que o velhinho não se movera, apenas observava a alegria dos dois. Haru chamou o velhinho: “O senhor não vai pedir nada?”

Ele apenas sorriu, e disse: “Na verdade, já sou muito feliz e vim aqui somente para trazê-los.”

Haru não entendia e insistiu: “mas não compreendo por que nos trouxe até aqui, subiu com tanta dificuldade e não pediu nada para si…”

“Mas eu já disse... eu sou muito feliz. Porque a verdadeira felicidade está em ver as outras pessoas felizes. Sou apenas o guia dessa árvore…Adeus crianças!”

E assim dizendo, ele desapareceu, como um sopro.

Anisan e Haru se olharam assombrados, mas não sentiram medo, e sim gratidão pelo que o velhinho fizera. Voltaram para casa correndo, contando as novidades para sua família que, daquele dia em diante, não mais passou fome, nem teve nenhuma necessidade, prosperando cada dia mais.”

Por que a lenda?

Voltei hoje do mar depois de dias e apressei-me em chegar ao apartamento, para descansar um bocado. Ao sair do elevador encontro um vaso, quase um bonsai, colocado à minha porta. Nele um cartão com uma caligrafia que conheço muito bem. Apressei-me em ver o seu conteúdo e ali li, como se ouvisse a voz do Kléber em seu sotaque gauchesco e seu tom sempre paternal: "Meu filho, não poderia deixar em mãos melhores essa que é a árvore da felicidade. Primeiro porque sei que vais amá-la, segundo por ela representar aquilo que sempre me desejas."  Espiei bem a planta... era verdade o que chamam de pré-bonsai da espécie Ming Aralia (Polyscias Fruiticosa).

Sorri e carreguei feliz o presente e não pude deixar de lembrar da história da Haru, que me foi contada pelo Hiroshi Tanaka, há muito tempo atras. Lembro que essa lenda rendeu horas de conversas e ao final, entre goles de saquê, concluímos que a lenda e o mito que envolve a história da árvore da felicidade é uma forma de materializarmos os nossos desejos e sonhos. Todos gostaríamos que a felicidade fosse uma planta que fosse possível cultivá-la em nossas casas ou jardins.

A árvore da felicidade é um símbolo da busca pela felicidade que as pessoas desejam ter, sentir vivenciar.

Nota: Um belo presente que podemos ganhar é a árvore da felicidade, já que em seu significado não devemos comprar e sim ganhar uma muda. A árvore da felicidade é encontrada em duas formas: uma chamada de polyscias guilfoylei conhecida como a planta macho e a polyscias fruticosa conhecida como a planta fêmea. O Feng Shui indica ter as duas plantadas num mesmo vaso.

Um bonsai Mig Aralia

Atual estágio do meu pré bonsai

Fotos - Superior: NatGeo
Bonsai - BonsaiTree 

1 comentários:

Franco Mermoz. disse...

Seria legal ter a felicidade em algo que se possa cuidar e tocar. melhor ainda, ver crescer a cada dia.