Subscreva:

Pages

quinta-feira, junho 7

Golem



Este assunto desperta o interesse de muita gente, inclusive crianças, para quem o Beit Chabad já publicou histórias em quadrinhos contando a história do Golem.

O Golem foi criado no ano de 1580 em Praga pelo Rabi Yehuda Loevy, conhecido como o Maharal de Praga.

Yossef, ou Golem, foi criado a partir dos quatro elementos (fogo, terra, água e ar) através do conhecimento cabalístico do Maharal que obteve permissão Divina de recorrer a forças espirituais especiais para criar um ser como o Golem.

Ele era um ser sagrado, sem vida (desprovido de alma), e andava e obedecia a todas as ordens do Maharal. Era extremamente forte, mas não podia se expressar através da fala, pois este dom é privilégio exclusivo das almas Divinas.

Golem foi criado com o objetivo de proteger os judeus que foram ameaçados de extermínio através da intriga de seus inimigos e os salvou poupando muitas vidas. O Golem transformou o pesadelo do extermínio em salvação.

Quando o povo judeu não sofria mais ameaças, sua existência perdeu sentido, pois sua missão já fora cumprida.

Quem visita Praga atualmente poderá entrar na sinagoga do Maharal, local provável onde está enterrado o Golem (dizem que está no sótão), mas a presença de pessoas é vetada neste recinto, porque conforme os relatos, ela perde a própria vida.

Do Chabad.org


2 comentários:

Mike disse...

Muito bom, só fiquei curioso quanto a esse trecho "mas não podia se expressar através da fala, pois este dom é privilégio exclusivo das almas Divinas."

pelo que entendi dese trecho na cultura Judaica apenas os que possuem Almas Divinas são os seres humanos e os animais possuiem almas simples?

Leco disse...

Segundo a tradição judaica, a alma é uma porção de D'us instilada num corpo físico. A alma Divina anima e vivifica o corpo. Permite que ele veja, ouça e interaja com o mundo ao seu redor. Em hebraico, a alma é chamada Neshamá, que literalmente significa "sopro".